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Dicas

5 Motivos para contratar uma assessoria de cobrança


Veja neste artigo 5 motivos para sua empresa contratar uma assessoria especializada em cobrança: Aumentar o faturamento e ter uma boa cartela de clientes é o sonho de todo negócio. Porém, este sonho pode virar pesadelo quando a empresa passa a ter índices elevados de inadimplência. É nessa hora que contratar uma assessoria de cobrança pode fazer a diferença para o seu negócio. Com a inadimplência batendo recordes e ultrapassando 60 milhões de pessoas no Brasil, ficar atento a essa questão pode evitar rombos que tem o potencial de prejudicar a saúde financeira da sua empresa.

Abordagem eficiente

Uma assessoria de cobrança de dívidas tem expertise em fazer negociações considerando cada situação e entende as motivações que levaram ao atraso. Há diversos tipos de devedores e isso precisa ser levado em consideração na hora de efetuar a cobrança. Uma pessoa que atrasa o pagamento da dívida por esquecimento dos prazos, por exemplo, precisa de uma abordagem mais sutil e delicada na hora da cobrança. Diferente de um mau pagador, cuja intenção sempre foi tirar vantagem. Ou seja, a empresa de cobrança conta com profissionais altamente capacitados que utilizam diferentes técnicas de abordagem para conseguir êxito nas cobranças e solucionar o problema da inadimplência.

Diminuição dos índices de inadimplência

E por falar em inadimplência, a empresa de cobrança executa diversos passos para que o cliente devedor tenha ciência da dívida e faça um acordo para pagar o débito. Veja alguns passos:

  • Localização do cliente;
  • Contato com o cliente e oferta de descontos para a quitação da dívida;
  • Alertas sobre restrições no nome e consequências da inadimplência.

Ou seja, a empresa busca a todo momento um acordo amigável para o pagamento da dívida. Somente em último caso o devedor tem seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.

Preservação do bom relacionamento com o cliente

Um dos principais motivos para sua empresa contratar uma assessoria em cobrança é a preservação do bom relacionamento com o seu cliente. Muitas vezes, o cliente pode estar passando por uma crise financeira e esse fato ocasionou o atraso no pagamento da dívida. Contudo, fazer cobranças abusivas e persistentes pode ocasionar numa imagem negativa da sua empresa, tendo em vista que a prioridade do seu cliente são outras neste momento de crise financeira. Assim, a empresa que presta assessoria em cobrança tem experiência com este tipo de situação e busca a todo momento preservar o cliente de constrangimento facilitando. Com isso, além de efetuar a cobrança e alertar sobre as consequências, um dos objetivos da assessoria em cobrança é resgatar o cliente para a empresa credora.

Custo benefício

Montar uma equipe de cobrança própria tem um custo muito elevado para empresas. É necessário disponibilizar uma estrutura física, equipamentos e tecnologia, colaboradores, treinamento da equipe, entre outras despesas. Terceirizando essa tarefa, o custo-benefício para sua empresa acaba sendo muito mais vantajoso. Ou seja, sua empresa conta com uma equipe altamente especializada fazendo a cobrança das dívidas e economiza com despesas desnecessárias.

Foco na atividade principal da empresa

Por fim, contratar uma assessoria em cobrança faz com que você e seus colaboradores se concentrem na atividade principal do seu negócio. Fazer cobrança exige um desgaste físico e emocional que pode interferir na produtividade dos seus funcionários. Dessa forma, delegar essa função a uma assessoria profissional em cobrança é a solução ideal para diminuir a inadimplência do seu negócio e fazer a empresa crescer cada vez mais. Gostou deste conteúdo? Fale com um de nossos consultores e tenha a melhor assessoria de cobrança para a sua empresa.