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Inadimplência

Cobrança preventiva: Descubra por que ela é tão importante


 

Para uma empresa funcionar corretamente, é inegável a importância de uma ótima gestão financeira. Afinal, é o cuidado com as receitas e despesas que fará o negócio andar de forma saudável. Por isso, nunca é demais trabalhar a prevenção.

 

Por isso, falaremos a seguir sobre a importância da cobrança preventiva. Conceituando rapidamente, ela nada mais é do que ter um sistema e uma equipe estruturada para realizar o contato com clientes antes de os pagamentos vencerem, relembrando-os do compromisso que têm a cumprir.

 

E por que isso é tão importante? É o que falaremos a seguir, apontando alguns aspectos que tornam a cobrança preventiva algo fundamental para o bom andamento do negócio.

 

Importância da cobrança preventiva

 

Primeiro de tudo, é uma forma de evitar a inadimplência. As pessoas têm rotinas corridas e, muitas vezes, nem deixam de pagar determinado boleto por falta de recursos ou por não quererem. Pode haver, simplesmente, o esquecimento. Por isso, com um sistema pronto para relembrá-los, as chances de não receber o dinheiro diminuem.

 

E isso é essencial para o planejamento financeiro de uma empresa. Boa parte dos negócios não trabalha com grandes margens de lucro. Por isso, receber os valores justos e esperados é fundamental. Se um número x de clientes não paga na data certa, isso pode comprometer o caixa, já que os gerentes financeiros esperam o dinheiro para encaminharem pagamentos da própria empresa também.

 

Ou seja, o negócio não pode se dar ao luxo de contar apenas com a memória dos clientes. Logo, a cobrança preventiva se faz necessária.

 

E para aqueles que imaginam que esta ação pode, de alguma forma, criar uma antipatia do público, a verdade é que acontece justamente o contrário. Obviamente, a abordagem precisa ser compreensiva, feita por uma equipe treinada, mas o fato é que pode aumentar a fidelidade do cliente.

 

Com a comunicação certa, este momento pode estreitar os laços. Se o cliente está com dificuldades financeiras, é uma forma de ele conversar e fazer uma negociação. Cada parte entende o lado do outro e assim é possível chegar a uma solução. É muito melhor do que simplesmente ele não pagar e receber uma cobrança depois, com juros ou algo do tipo.

 

Mostrar preocupação com o cliente é fundamental e torna o relacionamento mais completo. A cobrança preventiva também atua assim, permitindo que as partes tenham tempo para conversar e chegar na solução ideal em caso de dificuldades por parte do pagador.

 

Sendo assim, a cobrança preventiva coloca a prioridade no pagamento dos clientes, mas sem o tom de uma cobrança dura ou a impressão de que ele não pagaria se não houvesse o lembrete. É apenas uma forma efetiva de garantir uma melhor gestão financeira para o negócio, além de, em determinados casos, servir como uma forma de comunicação de problemas, gerando soluções mais efetivas e com tempo suficiente para o amadurecimento de ideias, seja por parte da empresa ou do cliente.

 

Não há mais dúvidas sobre a relevância de utilizar esta estratégia no negócio. Com a comunicação feita de forma especializada e compreensiva, empresa e clientes só têm a ganhar com o formato, garantindo uma gestão mais sustentável para o crescimento da companhia.